O que é uma Landing Page?

 

Traduzindo literalmente o termo em inglês “Landing Page” para o português significa “Página de Aterrissagem” ou “Página de Destino”.

 

O conceito da landing page é que o seu prospect (futuro cliente interessado em seu produto ou serviço) ao entrar tenha acesso somente as informações que está procurando e seja convencido de que você oferece o que realmente ele deseja, além de dar credibilidade para que o mesmo contrate seus serviços ou compre seu produto.

 

Objetivo da Landing Page?

 

Também pode ser chamada Página de Vendas, por que esse é o objetivo da landing page: vender o seu produto/serviço em uma única página, OU ao prospect entrar em contato com sua empresa esteja bastante convencido da aquisição do serviço/produto, diminuindo o esforço do seu comercial.

 

Resumindo o objetivo da landing page é aumentar o número de contatos que sua empresa recebe e torná-los mais qualificados para o seu setor comercial.

 

Estrutura de uma Landing Page de Sucesso

 

Título

 

O título deve conter exatamente, em poucas palavras, o que  o seu prospect irá encontrar em sua landing page. Use um argumento de venda para que ele se interesse em ler boa parte da sua landing page.

 

 

Texto

 

Não utilize parágrafos muito grandes, 4 a 5 linhas é o máximo para um texto corrido.

Opte também por tópicos e listas. Seja objetivo! Baseie seus textos nos benefícios que tem para oferecer para os seus clientes e argumentos de vendas.

 

Espaços

 

Os espaços ajudam as pessoas navegando na landing page a terem um descanso na visão. Além de passar a sensação de estar tudo muito organizado. Utilize-os a seu favor.

 

Formulário

 

Toda landing page tem um formulário para captação dos dados do seu prospect para um futuro contato. Quanto mais dados você solicitar maior será a barreira de entrada para o preenchimento do formulário.

 

Recomendamos que somente solicite os dados que realmente é necessário para que continue a conversa com o seu prospect. Os dados básicos são: nome, email, telefone.

 

Existem segmentos que são necessários maior qualificação do contato, e existem dados específicos para isso, exemplo: salário, cargo, tamanho da empresa, e etc.

 

Telefone em destaque

 

As formas de contato em sua landing page devem estar bem destacadas. Em muitos segmentos, principalmente quando se trata do mercado de serviços, vemos que os clientes preferem o contato direto , no caso o telefone.

 

O seu telefone precisa estar no topo da página, bem destacado, e com uma frase de chamada para ação (“call to action”) por exemplo: “Ligue agora e fale com um especialista”.

 

Imagens

 

As imagens precisam falar por si só. Utilize imagens que remetam ao seu negócio ou ao assunto que está falando. Além de imagens é muito interessante usar ícones para abordar tópicos de assuntos específicos em sua landing page.

 

Usar imagens fará com que sua landing page se torne muito mais visualmente atrativa para o seu prospect, e fará com que ele permaneça mais tempo em sua landing page.

 

Depoimentos

 

Solicite aos seus clientes depoimentos sobre os seus serviços ou produtos, isso é o que chamamos de prova social. O seu prospect irá enxergar no depoimento dos seus clientes que você tem a solução para o problema que eles possuem.

 

Os depoimentos geram uma credibilidade muito grande na sua marca e isso fará com que suas conversões aumentem.

 

 

Uma única página

 

A landing page é composta de apenas uma única página para forçar o prospect a percorrer todo o caminho de argumentos até entrar em contato com sua empresa.

 

Geralmente as landing pages não possuem nenhum menu, para que o prospect tenha esse caminho de percorrer boa parte da página, porém pode ser inserido desde que o menu leve para seções específicas da landing page, ou seja, o menu da landing page nunca leva para outra página.

 

Responsividade

 

Precisa ser adaptada a várias telas para que o seu prospect tenha a melhor experiência possível. Se a sua landing page não é adaptada para o celular, por exemplo, a navegação e leitura se tornam muito difícil e até impraticável. Com isso o seu prospect se torna praticamente obrigado a sair do seu site.

 

Conversão na Landing Page

 

Falamos sobre conversão acima e ainda não explicamos o que é.

 

Conversão é a ação que você quer que o seu prospect tenha na sua landing page, como por exemplo: ligue para sua empresa, preencha o seu formulário.

 


Vamos aos números relacionados a conversão:

 

  • Uma Landing page pode produzir até mais 47% de vendas do que um site normal. 
  • 45% dos usuários que utilizam landing pages são mais propensos a adquirir um produto ou serviço. 
  • Pode aumentar as taxas de conversão em torno de 80%.

 

 

Iremos continuar a série “o Segredo para ter uma Landing Page de sucesso” nos próximos posts com conhecimentos mais aprofundados sobre o tema.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer que escrevemos um post sobre determinado assunto deixe seu comentário.

 

Abraços


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