Muitos empresários e empreendedores se perguntam o porquê de contratar uma agência de marketing digital. Por que não fazer por conta própria? Quem sabe contratar um funcionário ou um freelancer. Boa parte das pessoas não entendem que contratar uma agência não é algo caro e sim econômico, pois não é o quanto vai pagar de FEE/mensalidade e sim o quanto de RETORNO terá ao colocar seu marketing em uma equipe de especialistas.

Uma agência de marketing digital possui uma estrutura diferenciada para atender os diversos tipos de clientes e necessidades. A agência se foca na performance de resultados, isto é, ela busca que o investimento em mídia online traga o maior retorno possível ao cliente a curto, médio ou longo prazo. Existem alguns riscos quando se tenta fazer o marketing por conta própria  ou na contratação de Freelancer! Como saber quais os benefícios e o retorno que você terá na contratação de uma agência em detrimento de outros meios. Vamos analisar cada caso!

Vantagens na contratação de uma Agência Especializada

Ao contratar uma agência, você não está contratando somente uma pessoa, como é no caso do freelancer ou fazendo tudo por conta própria, e sim você conta com uma equipe especializada. Vamos listar alguns pontos importantes:

  1. Certificação: isto é, as pessoas são treinadas diretamente pelas duas maiores anunciantes do marketing digital que são o Google Adwords e o Facebook Ads.
  2. Equipe multidisciplinar: Diferentemente do freelancer, uma agência digital tem design, programadores, analistas e gerentes. Então o marketing da sua empresa tem várias cabeças pensando em como obter resultado.
  3. Canal direto: as agências possuem contato direto e fácil com o Google e Facebook, não é o mesmo meio que usam as pessoas físicas. As  agências são certificadas e parceiras, por isso o atendimento é diferente.
  4. Resultados melhores: As agências produzem resultados maiores e melhores do que freelancer e fazer por conta própria. Porque? por causa dos treinamentos, equipe multidisciplinar e experiências do tempo. Diferente de um freelancer, uma agência não somente tem anos de experiência como também várias cabeças que juntas pensam melhor que uma.
  5. Custo baixo: Em relação a custo, contratar agência parece ser caro, mas não é, pois caro é não ter resultado e errar o alvo, caro é perder tempo e recursos sem ter retorno. Ao contratar uma agência você contrata segurança e solidez!

Desvantagens de contratar um Freelancer

Talvez você já tenha recebido uma proposta de um freelancer e viu que o valor dele é bem menor que de uma agência de marketing digital. Porém um freelancer é limitado e inseguro.

  1. Não emite nota fiscal: Empresas sérias respeitam a burocracia do nosso país e sabe que precisa de comprovante de gastos e investimento. Sem nota fiscal você contribui para a ilegalidade
  2. Desaparecem: Existem inúmeros casos relatados de clientes que fecharam com freelancers e eles desaparecerem, como não há contrato e nem nota fiscal, é difícil recorrer do prejuízo na justiça.
  3. Não faz tudo: como já dito em uma agência há vários colaboradores com tipo de mentes e expertises diferentes. Um freelancer não é bom em tudo, como exemplo, ele pode até fazer campanhas no Facebook ADS, mas não é um bom design, logo as fotos dos anúncios não ficarão perfeitas.

Contratar um funcionário de marketing digital dedicado na sua empresa.

Será que vale a pena? Vamos analisar isso na ótica das finanças o que compensa mais.

Segundo a Catho, a média salarial de um analista de marketing digital é de R$ 2.386,94. Sendo assim, quando sua empresa contratar alguém para essa área, você terá custos maiores que os R$ 2.386,94 pois esse é o salário sem os encargos, com os encargos o valor de custo com funcionário chegam a R$ 5.000,00 e ainda isso ele é limitado. Em um agência como a UK, caso você precise de investir em Google Adwords e Facebook ADS os valores com FEE para agência são na média de R$ 700 a R$ 1500. Bem menor que R$ 2.386,94. Em um ano você terá economizado quase R$ 40.000 em custo com funcionário em relação a uma agência de marketing digital.

Uma agência digital possui varias pessoas na equipe que vão ajudando na formação da melhor estratégia de marketing e na qualidade. Será que esse seu analista de marketing é bom com design ? Será que ele entende de métricas ? Será que ele sabe fazer um bom copywrite para vender mais? Tem todo mundo é bom em tudo, mas quando temos uma agência temos várias cabeças pensando melhor que uma!


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